PROJETOS E OFICINAS

Projeto Mosaico Sócio Cultural

O Projeto Mosaico Sócio Cultural é atualmente o maior projeto da Associação Fênix, com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, oferece diversas oficinas e atividades para as crianças, adolescentes, jovens e também para os pais.

O projeto, como o próprio nome diz, foi concebido para valorizar a interação entre os diversos temas propostos, afim de garantir a transversalidade no desenvolvimento humano e sustentável.

É dividido em três áreas, o primeiro mais voltado para a arte e a cultura, desenvolvendo as habilidades inatas na dança (Balé e Break), na música (Percussão, Coral, Flauta e Violão) e no Teatro Psicopedagógico.

O segundo tema é voltado no desenvolvimento e especialização em atividades de costura e patchwork.

E finalmente, é oferecida a Oficina de Capacitação, propondo a orientação para a busca de emprego.

São previstos 200 participantes nos dois anos iniciais do projeto, mas atualmente já conta com mais de 300 participantes.

Saiba de todas as novidades sobre o projeto no Blog da Fênix.

Projeto Conectando Sonhos

Este projeto oferece às jovens uma visão geral teórica e prática sobre a área de Informática e as Tecnologias de Informação e de Comunicação,gerando um conhecimento que poderá auxiliá-las a ampliar a sua visão de globalização, através de ferramentas que, através da internet, poderão ajudá-las no seu processo de educação e inserção digital ao mundo, proporcionado assim a criação de um horizonte profissional e pessoal e aumentando a sua qualidade de vida.

O Projeto Conectando Sonhos é patrocinado pela Johnson&Johnson, através da The Resource Foundation, dos Estados Unidos da América.

Objetivos: Oferecer às jovens uma visão geral da área de TI,inserindo-as no mundo digital, utilizar ferramentas para auxílio no seu processo de educação, bem como a criação de um horizonte profissional, que poderá despertar na jovem a vocação profissional na área. Desenvolver dinâmicas e acesso ao conhecimento com o uso de ferramentas tecnológicas digitais. Proporcionar interação com a comunidade, para desenvolver competências e agilizar de forma dinâmica o acesso ao conhecimento.

Metodologia: planejamento e confecção das apostilas, , montagem da sala de informática, busca de parcerias, construção e instalação da oficina de reparos, workshops e treinamentos.

ENTREGA DE CESTAS BÁSICAS

A Associação Fênix possui também o Grupo dos Caravaneiros, que realiza a arrecadação de alimentos de porta em porta com a finalidade de montar cestas básicas para atender as famílias de nossas crianças.
Recebemos também doações de qualquer material que possa servir para estas famílias (móveis, eletrodomésticos, roupas). Tudo o que não serve mais para você serve para nossos assistidos.
Qualquer um pode doar, basta entrar em contato!

Além do Projeto Mosaico Sócio Cultural e Conectando Sonhos a Associação Fênix conta com o Espaço Fênix, onde são ministradas oficinas de balé, capoeira, teatro, artesanato, yoga, meio-ambiente, breakdance (chamado pelos garotos brake) e informática para crianças e adolescentes.

Além disso, há projetos de reinserção social para os jovens através do Grupo de Jovens Anjos do Resgate onde são tratados assuntos tais como: ética, os conflitos inerentes da adolescência, o convívio social... Os jovens trabalham vários assuntos e buscam ações para a sustentabilidade da Associação Fênix, onde os próprio jovens da comunidade trazem e implementam idéias de fomento.

As Mães e os Pais também são assistidos com yoga, tai-chi-chuan, ginástica, atendimento psicológico e massagem.

Eventos pontuais também fazem parte do cotidiano da Associação Fênix, como os passeios no teatro e o dia da beleza.

A Associação Fênix também faz arrecadação de alimentos, roupas, móveis, etc. Seja um doador, venha conhecer a Fênix!

MEIO AMBIENTE

Projeto em parceria com a empresa Gerdau, onde os pequenos aprendem sobre a sustentabilidade, a reciclagem, a compostagem e a importância do reflorestamento. Assim tomam consciência da importância de nossos recursos naturais.

OFICINA DE CAPOEIRA

O Instrutor "Pastor" proporciona através da capoeira o  desenvolvimento dos aspectos motor, físico cognitivo e afetivo das crianças e adolescentes, envolvendo-os com a música, o ritmo dos instrumentos e o canto, promovendo também a integração e o respeito mútuo entre os alunos.

ENTREGA DE CESTAS BÁSICAS

Qualquer um pode doar, basta entrar em contato!

OFICINAS PARA AS MÃES

As Mães também são assistidas na Associação Fênix:

Às segundas as Mães cuidam da saúde na OFICINA DE GINÁSTICA com a Prof. Marta, às terças e quintas elas aprendem o ARTESANATO com as Profs. Rosana, Dalila e Justina, onde criam produtos que serão vendidos na lojinha da Fênix. Às sextas e sábados harmonizam a mente e o corpo com a OFICINA DE YOGA com a Prof. Elisabeth e TAI-CHI-CHUAN com o Prof. Mauro.

Além disso há acompanhamento psicológico com a psicóloga Sonia Redi e massagem com as teraputas Andréa Mendes e Carole Redi

OS JOVENS DA FÊNIX

A Associação Fênix conta também com um grupo de jovens: ANJOS DO RESGATE que se reune todos os sábados de manhã no Espaço Fênix.

Coordenados por Paulo Henrique, Thiago e Andrea, os jovens debatem diversos temas atuais que os ajudam a encontrar seus caminhos.​Além disso, os jovens se encontram para dançar e inventar novos passos da dança de rua, os B-boys do BREAK FUSION se encontram, se divertem e ficam fora das ruas e das drogas.

Sempre dão um show de criatividade.

Vejam fotos no FLICKR e vídeos no canal YOUTUBE da Fênix, é só clicar nos ícones abaixo.